VW apresenta E-Bugster, o Beetle elétrico e conversível

Conceito tem autonomia de 180 km na cidade

O carro é verde, a propulsão elétrica é Blue-eMotion e o visual arrojado é alvinegro
A esportividade nunca esteve tão explícita em um Beetle quanto na atual geração. E no Salão de Pequim, a VW decidiu mostrar que é possível manter essa mesma "pegada" na versão conversível e elétrica do carro. Por isso criou o E-Bugster, um protótipo dois-lugares com motor de 85 kW capaz de fazer o besouro atingir os 100 km/h em 10,8 segundos. A unidade de propulsão elétrica é chamada de Blue-eMotion e passará a integrar modelos da marca já em 2013 - o Golf será um dos veículos a usar a identificação.

A autonomia da bateria do protótipo é de 180 km no trânsito urbano e a recarga na função rápida leva 35 minutos - mas só pode ser realizada em estações adaptadas. Aqueles que preferirem uma solução caseira, poderão plugar o E-Bugster em tomadas de 120 volts (EUA) ou 230 volts (Europa). A VW afirma que o "Fusquinha" usa um sistema de carga combinado, projetado junto com Audi, BMW, Daimler, Porsche, Ford e GM. Esse novo conceito exige uma padronização dos plugues de conexão, o que pode ajudar a reduzir custos e facilitar a popularização dos carros elétricos. Toda energia do E-Bugster vem de baterias de íon de lítio instaladas atrás dos bancos dianteiros. Freios regenerativos atuam na recuperação dessa energia.


O Beetle conversível sofreu acanhadas alterações nas dimensões. Ficou com menos de 1,4 m de altura (ante 1,486 m da versão com teto rígido) e 1,838 m de largura (contra 1,808 m). O comprimento, de 4,278 m, foi mantido. Os faróis de led do modelo de produção também marcam presença, embora a moldura não traga as lâmpadas de uso diurno. Essa iluminação foi deslocada para a parte inferior do para-choque: duas faixas de led foram posicionadas nas laterais da tomada de ar. Os elementos visuais com formato que lembra um "C" reforçam a beleza do E-Bugster - e são repetidos no para-choque traseiro, como refletores. Completam o visual atrevido as rodas de 20 polegadas calçadas por pneus 235/ 35 R20 e a faixa cromada que contorna todo o modelo na altura da base das janelas.

No interior, os assentos esportivos são da cor da carroceria e há aplicação de alumínio nas maçanetas e guias dos cintos. Quando a partida é acionada, uma luz pisca no painel de instrumentos. Em seguida, a cabine é tomada por iluminação branca que, depressa, cede lugar a outra, azul.

O Beetle com teto rígido está previsto para chegar ao Brasil no próximo semestre, enquanto o conversível (com motor a propulsão) é esperado para o ano que vem.

Fonte: Revista AutoEsporte

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