Barcelona recebe o maior congresso mundial sobre veículos elétricos em 2013

Barcelona se transformará na capital mundial do veículo elétrico em 2013, quando acolherá a 27ª edição do Electric Vehicle Symposium (EVS), o congresso internacional de referência do setor.

A Fira de Barcelona será a organizadora do evento, que acontecerá em novembro na mesma data que a 3ª edição da Smart City Expo & World Congress, a cúpula sobre cidades inteligentes que em 2013 será dedicada à mobilidade sustentável, informou a Prefeitura de Barcelona.

Sònia Recasens, vice-prefeita de Empresa, Economia e Ocupação, declarou que Barcelona "é a referência europeia da mobilidade elétrica e a realização do EVS27 permitirá à cidade se posicionar em nível mundial como líder deste setor estratégico e de sua tecnologia em constante desenvolvimento".

Segundo Recasens, o congresso representa para as empresas do setor "uma oportunidade de participar ativamente e criar sinergias em nível internacional, tanto no que diz respeito aos novos modelos de veículos elétricos como à consolidação de suas autopeças".

A marca EVS é propriedade da WEVA (World Electric Association), que engloba as três associações mundiais de veículos elétricos, a dos Estados Unidos (EDTA), da Ásia-Pacífico (EVAAP) e da Europa (AVERE).

A cada ano o congresso mundial é organizado em um dos três continentes. Em 2011 aconteceu em Shenzhen, na China, em 2012 em Los Angeles (EUA) e em 2013 será realizado na capital catalã.

Em seu início, há mais de 25 anos, o EVS era um congresso de pesquisadores e do mundo universitário, e foi a partir do ano 2000 que alcançou uma dimensão setorial e industrial no âmbito da automação incorporando uma parte expositiva e fazendo uma aposta estratégica por parte das cidades que acolhem o evento.

A capital catalã se impôs às candidaturas de Paris e Genebra na escolha para organizar o congresso pelo comitê executivo da Associação Europeia do Veículo Elétrico.

Fonte: Terra - Notícias

Nenhum comentário:

Mais Vistos