BYD testa ônibus híbrido em SP e no RJ

Montadora especialista em baterias estará no Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes, que acontece em agosto

Autor: Evaldo Costa, colunista do Carsale - Foto: Divulgação


Está mais do que na hora do Brasil se lançar para valer no mercado de veículos elétricos e híbridos,  já que grandes marcas globais, a exemplo da Renault-Nissan, GM, Toyota, BMW entre outras, têm investido muito tempo e dinheiro para oferecer carros elétricos e híbridos aos consumidores. No entanto, por aqui, a chegada deles deve ocorrer numa fase depois do desenvolvimento dos meios de transportes elétricos e híbridos.

Apesar da cidade de São Paulo ter saído na frente ao adotar para teste o Nissan Leaf como taxi elétrico, o que tem dominado a atenção entre algumas das principais cidade do país são os ônibus elétricos. De olho nisso, o fabricante chinês BYD está testando no Rio de Janeiro e em São Paulo um ônibus híbrido movido por baterias de fosfato de ferro, sendo recarregáveis quando o veículo está na garagem. A meta do fabricante chinês é ganhar mercado neste segmento para somente depois construir uma fábrica no país. O ônibus tem velocidade máxima de 90 km/h e autonomia entre 250 km, mas pode chegar a 400 km. O tempo de recarga é de apenas três horas.

O fato da BYD ser uma empresa especializada na fabricação de baterias é um diferencial considerável, já que pelo que tudo indica, os vencedores na corrida pelo veículo elétrico serão aqueles que conseguirem desenvolver um melhor equipamento. Vale lembrar que a empresa chinesa e seus produtos estarão presentes no 8º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes, que ocorrerá entre os dias 14 a 16 de agosto de 2012, das 10h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo.

Evaldo Costa (evaldocosta@evaldocosta.com) é presidente do Instituto das Concessionárias do Brasil e especialista em Carros Verdes.

Fonte: Carsale

Nenhum comentário:

Mais Vistos