Carro conceito do MIT chegará ao mercado em 2013

Carro de dimensões pequenas, o Hiriko é movido a energia elétrica

Até o ano passado, o carro elétrico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) era apenas um conceito. Já neste ano, ele teve seus modelos funcionais apresentados em Bruxelas, na Bélgica. O Instituto investigou os sistemas de mobilidade urbana com o objetivo de criar veículos mais fáceis de estacionar e que ocupem menos espaço, problema recorrente em todas as grandes cidades. O carro, chamado Hiriko, teve sua construção viabilizada por sete empresas sediadas do País Basco e será lançado comercialmente em 2013.

Movido à energia elétrica, o veículo tem como grande diferencial suas pequenas dimensões e a capacidade de "encolher" para se adaptar a lugares apertados. A traseira do carro se desloca quando estacionado, elevando a carroceria e assim diminuindo em 30% as medidas do veículo. Além disso, nesta posição, são facilitados o embarque e o desembarque.

Inovações
Outra inovação implementada no Hiriko são as Robot Hiriko, sistema de rodas que se mexem independentemente e que permitem que o carro se mova em locais apertados, como vagas de estacionamento tradicionais que comportam até três Hiriko.

O veículo, que não atinge alta velocidade, e tem autonomia de 160 quilômetros com uma carga, deve chegar às ruas da Espanha durante o ano 2013, ainda sem data oficial. O automóvel primeiramente será comercializado via serviços de compartilhamento de carros, pelo qual os motoristas pagam uma taxa de uso, porém não têm posse sobre o carro, e dividem este uso com outros condutores. Para o consumidor final que tiver interesse em comprar um Hiriko, ele estará disponível a 12,5 mil euros.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Mais Vistos