Cariocas adotam cada vez mais as bicicletas elétricas

De olho na popularidade desse tipo de transporte, até o fim de outubro o Conselho Nacional de Trânsito deve estabelecer regras próprias para o uso.

Clique aqui e veja o video da reportagem
Desde a apreensão de uma bicicleta elétrica pelas autoridades de trânsito no Rio de Janeiro, em maio de 2012, diversos debates sobre sua regulamentação no Brasil já foram promovidos. Enquanto isso, sua popularização tem aumentado cada vez mais.

Em entrevista ao programa Bom Dia Rio, exibido no dia 4 de outubro, o economista e ecologista Sérgio Besserman Viana apontou as vantagens da utilização de bicicletas elétricas: "A bicicleta elétrica permite que você a utilize como uma bicicleta normal, como forma de exercício, mas quando o usuário se cansa ou em uma ladeira, você liga o motor elétrico. Além disso, ajuda o trânsito e o meio ambiente.".

Besserman também comentou sobre a qualidade das baterias das bicicletas elétricas: "Caberia ao governo regulamentar não só o seu uso, mas também as que poluem menos".

Durante a reportagem, as bicicletas elétricas foram comparadas com carros a combustão interna no quesito emissão de gases poluentes.

"O que uma bicicleta elétrica emite não é exatamente a bicicleta, mas sim a fonte geradora de energia elétrica utilizada para recarregar sua bateria", explicou Roberto Schaeffer, professor de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ.

Segundo a reportagem, até o fim do mês de outubro, o CONTRAN deverá publicar regras próprias para a utilização das bicicletas elétricas, sendo um meio termo entre as regras que são aplicadas para as bicicletas comuns e para os ciclomotores, como as motos.

Fonte: Bom Dia Rio - Globo

Nenhum comentário:

Mais Vistos