Designer cria carro elétrico com apenas um eixo

Type E foi pensado para ser elétrico (Foto: Divulgação)
Um projetista achou uma saída para o problema da mobilidade urbana nas grandes cidades atuais. Adotando os mesmos princípios físicos utilizados no segway (veículo de duas rodas criado em 2001 e que funciona a partir do equilíbrio de seu condutor), Michael Brandt criou o Honda Type E, um carro compacto com apenas um eixo, facilitando manobras em espaços pequenos.

Analisando carros compactos e elétricos, o designer conseguiu chegar ao desenho final do protótipo. Com espaço apenas para o motorista, o Type E oferece grande visibilidade do exterior, praticidade de movimentação em centros urbanos e facilidade de acesso.

O carro foi desenhado para ser movido à eletricidade. Um motor elétrico, baterias extras e um sistema de recuperação de energia cinética coletada a cada freada são responsáveis por manter o carro ligado.

Pensando ainda na autonomia do veículo, o designer criou um mecanismo que permite que o motor hiberne enquanto não está sendo utilizados. Desta forma, o pequeno carro não gastará sua energia enquanto está parado em grandes congestionamentos

Mesmo contando apenas com um eixo principal, o Type E possui ainda uma pequena roda de emergência na parte frontal. Caso o veículo perca o equilíbrio, a roda deverá estabilizá-lo assim que tocar o solo, dando ao motorista a oportunidade de colocar o carro no equilíbrio adequado mais uma vez. O carro futurista ainda não tem previsão para ser comercializado.

Carro conceitual pode ser usado de maneiras diferentes
Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Mais Vistos