Toyota antecipa estreia em Genebra e mostra o elétrico i-Road

Carro tem comportamento de moto e inclina nas curvas. Ainda protótipo, modelo é destaque no salão suíço.

Toyota i-Road traz novo conceito para carros elétricos urbanos (Foto: Divulgação)
Estreitos compactos elétricos e de dois lugares são as novas caraterísticas para carros urbanos que as montadoras têm investido. Um dia antes da abertura do Salão de Genebra, na Suíça, a Toyota divulgou qual será o sei modelo nesta categoria: o i-Road. Ainda protótipo, o modelo estreia durante o salão suíço, que abre as portas para a imprensa especializada nesta terça-feira (5).

O modelo é parecido com o que a General Motors desenvolve na China, o EN-V. Para este nicho de mercado, apenas a Renault já oferece comercialmente um modelo, o Twizzy. Ao contrário do elétrico francês, o i-Road possui uma roda traseira invés de duas, tornando-se um veículo de três rodas que se inclina em curvas como uma moto.

Toyota i-Road traz todo o conforto de um carro 'normal' (Foto: Divulgação)

Para isso, ele possui um volante convencional, mas que transmite informações para os sensores do sistema "Active Lean". A tecnologia que equilibra automaticamente o veículo nas curvas ou em superfícies irregulares com base no ângulo de direção e da velocidade do veículo.

O i-Road tem 2,35 m de comprimento, 1,44 m de altura e distância entre-eixos de 1,7 m. De acordo com a Toyota, sua largura 850 mm faz com que o carro seja do tamanho de uma motocicleta convencional, oferecendo assim grande manobra no trânsito, fácil estacionamento e um círculo mínimo de rotação de apenas três metros.

Toyota i-Road inclina para fazer curvas, como uma moto (Foto: Divulgação)

O modelo é alimentado por dois motores elétricos de 2kW montados nas rodas dianteiras. A autonomia é de cerca de 50 km e a bateria pode ser completamente carregada a partir de uma fonte de energia doméstica em três horas.

Apesar das medidas de um triciclo ou moto, o modelo é classificado como um carro normal. Além de toda a segurança de um automóvel, ele oferece recursos como iluminação interior, aquecimento, sistema de áudio e conectividade Bluetooth.

Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário:

Mais Vistos