Infiniti pretende desenvolver compacto elétrico recarregável sem fios

Modelo de luxo rivalizaria com o atual Nissan Leaf e a tecnologia será desenvolvida em código aberto

Tecnologia foi explicada pela primeira vez no ano passado com sedan de luxo exemplificando o funcionamento (Foto: Reprodução)

A montadora de luxo Infiniti confirmou que pretende construir um veículo elétrico recarregado por meio de sistema de indução de energia. A tecnologia, que ainda precisa ser desenvolvida, elimina a necessidade de conectar o motor elétrico dos carros às tomadas de energia. Segundo o site britânico Auto Car, depois de ter anunciado a intenção de produzir o sistema no ano passado, executivo da empresa deu mais detalhes sobre o desenvolvimento da novidade.

O objetivo da montadora é produzir um carro compacto similar ao atual elétrico Nissan Leaf, porém mantendo o padrão de luxo de seus veículos. Ao se aproximar de uma base de carga acoplada ao chão de uma garagem, por exemplo, o carro se estacionaria sozinho no local adequado e o carregamento iniciaria automaticamente.

No entanto, os próprios executivos da Infiniti sabem da dificuldade que o projeto encontraria pela necessidade de adaptar a tecnologia de indução para os carros. “Esta é a tecnologia sobre a qual queremos jogar luz. Enquanto não houver um padrão mundial de métodos, o desenvolvimento ficará restrito a regiões”, afirma Andy Palmer, diretor da montadora. A estratégia da Infiniti seria abrir mão dos altos investimentos que o desenvolvimento do novo sistema de indução exigiria. Para isso, a tecnologia seria criada em plataforma aberta.

Confira ao vídeo, em inglês, em que a montadora explica o funcionamento da carga por indução:



Fonte: Revista Auto Esporte

Nenhum comentário:

Mais Vistos