Lito Sora, uma muscle bike elétrica canadense


Parece difícil de imaginar, mas a fabricante canadense Lito Green Motion surpreendeu o mundo das duas rodas no ano passado ao anunciar o desenvolvimento de uma protuberante motocicleta elétrica capaz de atingir uma velocidade máxima de 200 km/h e de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos. O arrojado modelo recebeu o nome de Sora e agora passa a ser oferecido em todo o mundo pelo preço de US$ 48 mil (cerca de R$ 98 mil). Quem ficou curioso e tem possibilidade de investir pesado em um produto de alta tecnologia e sustentabilidade pode agendar um exclusivo teste da moto no site litogreenmotion.com.


Com um visual imponente e porte avantajado, a Sora apresenta inovações interessantes, como sistema de carregamento regenerativo da bateria com o uso dos freios (no mesmo estilo do sistema Kers da F-1), partida eletrônica por cartão em vez de chave, navegador que faz o cálculo da energia necessária para se fazer uma viagem e indicação de quantas cargas serão necessárias e aviso por SMS quando a moto está em modo de carregamento.

O motor elétrico da Sora tem capacidade de 12 kWh e torque de 8,15 kgfm com sistema de arrefecimento líquido. O câmbio é automático do tipo CVT (sem relações de marcha). Para o motociclista que gosta de variar o estilo de pilotagem a moto oferece seleção de três modos (performance, economic e safety).


As rodas são aro 17 e o conjunto de frenagem é composto de disco duplo na dianteira e disco simples na traseira. O chassi é composto de fibra de carbono e alumínio. O peso anunciado pelo fabricante para a moto é de 240 kg. Os inconvenientes ficam por conta da autonomia de 300 quilômetros por carga e o tempo da recarga completa de cerca de oito horas.

Confira o vídeo de apresentação da Lito Sora


Por: Aladim Lopes Gonçalves
Fonte: Moto.com.br

Nenhum comentário:

Mais Vistos