DF recebe carro elétrico para uso em manutenção de rede da CEB

Primeiro veículo foi apresentado nesta segunda; frota terá mais três unidades. Bateria poderá ser carregada em dois postos no Parque da Cidade e no SIA.

Carro elétrico que será utilizado pela CEB em frente a posto de recarga (Foto: Pedro Ventura/GDF)

O Distrito Federal recebeu nesta segunda-feira (9) seu primeiro carro elétrico. O veículo será utilizado por equipes de manutenção da CEB. A frota terá quatro automóveis, que vão rodar com autonomia de 120 km.

O DF é a segunda unidade da Federação a receber o projeto. A primeira cidade a implantar o sistema foi Curitiba (PR). Funcionários da CEB passaram por um treinamento de três dias com instruções sobre o veículo e sua manutenção.

Ainda em fase de testes, foram instalados dois eletropostos, um dentro da sede da CEB, no SIA, e outro no Parque da Cidade. O tempo médio de carga dos veículos é de três horas.

De acordo com o GDF, os veículos elétricos não poluem o ar e são conectados em tempo real a um sistema de mobilidade inteligente. Cada usuário tem um cartão de autenticação que permite recarregar o carro em qualquer eletroposto da rede e também fornecer ao sistema informações sobre a performance do veículo e o carregamento da bateria.

A CEB também terá acesso a dados como distância percorrida, autonomia, consumo, temperatura, localização e impacto do abastecimento na rede de energia.

Fonte: G1 - Distrito Federal

Nenhum comentário:

Mais Vistos