Carros elétricos: Um novo e promissor mercado no Brasil

Tesla Model S - Carro Elétrico
Embora não se trate de uma tecnologia nova, ainda não existe de fato um mercado para comprar carros elétricos no Brasil. Os poucos que existem circulando são em grande parte fruto da capacidade inventiva e da criatividade de poucos e persistentes inventores e esbarram na falta de infraestrutura de abastecimento e de apoio governamental. Mas essa situação mudará em breve. Com estudos desde 2010, o governo pretende lançar um pacote de medidas para incentivar o setor. O lançamento estava prometido para o primeiro semestre, mas ainda não ocorreu. Entre as principais reivindicações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) a serem atendidas ainda este ano, se encontram a redução do IPI, o grau de nacionalização dos componentes dos veículos e as diretrizes para o início da produção industrial no país.

Nissan Leaf
A criação de uma indústria e de um mercado interno de veículos elétricos tem impactos positivos sobre o meio ambiente, permitindo a redução da poluição ambiental e sonora, sobretudo, nas grandes cidades. Num país de grande potencial hidrelétrico como o Brasil, os veículos elétricos de uma maneira geral podem contribuir substancialmente para a redução dos gases causadores do efeito estufa.

A futura instalação da indústria no Brasil ainda esbarra nos altos preços praticados – sobretudo com o IPI de 25% ainda vigente – na autonomia das baterias, na falta de peças e na falta de infraestrutura de abastecimento nas principais cidades. Contudo, conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) a tendência de longo prazo do mercado é de rápido crescimento, e de maneira diversificada, atendendo a todos os gostos e bolsos do consumidor.

Renault Twizy
Entre os lançamentos esperados pela indústria já no próximo ano, há a expectativa de uma montadora da Toyota em Sorocaba (SP), para o híbrido Prius, hoje importado do Japão. A Renault / Nissan pretende vender o Leaf para taxistas e o pequeno Twizy, para fins específicos. Atualmente o Twizy é montado pela Itaipu para testes e para uso próprio. Embora com altas taxas de importação, o mercado de automóveis de luxo também já conta com representantes nada modestos como o modelo S da Tesla que embala os sonhos daqueles que se preocupam com o meio ambiente, mas não abrem mão do conforto e da tecnologia.

Se você além de ser amante de carros, se preocupa com o meio ambiente, preste atenção nas novidades e lançamentos da indústria dos carros elétricos. O próximo e aguardado evento será a 10ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, entre 4 e 6 de setembro de 2014 no Expo Center Norte, em São Paulo, que além de carros, trará novidades em outros veículos elétricos, como motos, caminhões e bicicletas.

Post Publicitário

Nenhum comentário:

Mais Vistos