Sistema da Ford estabelecerá comunicação de empresas de energia com carros elétricos pela nuvem


A Ford estuda um sistema que promete estabelecer a comunicação de veículos elétricos com a rede de energia por meio de nuvem. A proposta da montadora, que desenvolve o projeto em parceria com 15 empresas de eletricidade dos Estados Unidos, é ampliar a eficiência energética do veículo.

Por meio de uma plataforma padronizada, fornecedoras de energia poderão pedir aos donos para pararem temporariamente a recarga do veículo, o que evitaria sobrecarga da rede. Em troca, conforme sugere o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica dos EUA, os donos dos veículos que aderirem serão beneficiados com a redução nos valores das tarifas de energia.

O sistema em questão usa a tecnologia MyFod Mobile App. “Essa plataforma inovadora é um grande passo para o avanço na eletrificação dos veículos”, diz Mike Tinskey, diretor global adjunto de Infraestrutura de Eletrificação da Ford. “É uma forma de recompensar financeiramente os donos de veículos elétricos pela disposição em ajudar no gerenciamento da rede elétrica.”

Outra vantagem do sistema é a opção de os pontos de recarga de seus carros. A parceria do projeto com as empresas de energia começou há dois anos, mas o conceito de integração dos veículos com a rede elétrica já é pesquisado por vários grupos há mais de 10 anos.

Como funciona um carro elétrico
À primeira vista, é difícil saber se um carro é elétrico. Na maioria dos casos, esse tipo de veículo é feito a partir da conversão de um carro a gasolina. Sendo assim, torna-se impossível a identificação. Ao dirigir um carro elétrico, a única diferença perceptível é o fato de ele ser bastante silencioso.

Sob o capô, porém, há muitas diferenças entre os carros a gasolina e os elétricos: O motor a gasolina é substituído por um motor elétrico. O motor elétrico recebe força de um regulador, cuja alimentação é feita por um conjunto de baterias recarregáveis.

Com suas linhas de alimentação, sistemas de escapamento, mangueiras de refrigeração e filtros de ar, o motor à gasolina parece um projeto de encanamento. Já um carro elétrico é um projeto de instalação elétrica.  A sua autonomia é de cerca de 80 km. Ele vai de 0 a 100 km/h em cerca de 15 segundos. São necessários cerca de 12 quilowatts/hora de eletricidade para carregar o carro após rodar 80 km. As baterias pesam em torno de 500 kg e duram de 3 a 4 anos.

Fonte: Jornal Dia Dia

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