Salão do Automóvel 2014: Mercado em baixa, Novidades em alta

Apesar das quedas nas vendas, mostra não reflete desânimo

A edição 2014 do Salão do Automóvel São Paulo, que recebe o público de 30 de outubro a 9 de novembro, começa em clima de ressaca de eleições e com os pátios dos fabricantes abarrotados de carros que não são vendidos. Apesar disso, a quantidade de atrações e de expositores mostra que sobrou algum otimismo. Ou que, como indústria de ações de longo prazo, a automobilística não teve tempo de estampar abatimento nos estandes. Para os visitantes, o passeio vale a pena, como a lista de novidades abaixo:

Audi A3 e-tron
Audi
Ainda sem o A3 de fabricação nacional, a alemã recorre a conceitos para chamar a atenção do público. Entre eles está o TT Offroad Concept e o Urban Concept, em versões fechada e conversível, chamada de Spyder. O Urban segue o conceito e-tron, com um motor elétrico para cada eixo e autonomia de 73 km. Além dos conceitos, os visitantes poderão ver o R18 e-tron, de competição, o A3 e-tron, híbrido com possibilidades de ser vendido no Brasil, e o novo A8. Fora do pavilhão, a marca fará um evento especial com modelos RS, a exemplo do que promoveu em 2012 com o R8.


BMW i8
BMW
Depois de ser a primeira marca do mundo a comercializar um flex turbo e de ser a primeira montadora a vender no Brasil um carro elétrico, o i3, a BMW terá em seu estande um modelo de encher os olhos: o i8, híbrido de alto desempenho. Além dele e do próprio i3, a empresa mostrará também o X4, uma versão “cupê” do utilitário X3, como o X6 está para o X5, e o M4, que muitos chamarão de M3 cupê, um modelo que a nova nomenclatura da marca eliminou.


Concept GC PHEV
Mitsubishi
Quem quiser antecipar a aparência dos futuros Pajero só precisa ver o Concept GC PHEV no estande da Mitsubishi. Se não forem exatamente iguais, serão muito parecidos. Voltando ao presente, a marca japonesa mostrará o Lancer fabricado no Brasil, o ASX R, de rali, e o Outlander PHEV.






Peugeot 2008 Hybrid Air
Peugeot
Apesar de não ser exatamente uma novidade, o 2008, SUV compacto da Peugeot, é sério candidato a estrela do salão. Isso porque o mercado em que ele atua só tem, até hoje, Ford EcoSport, Renault Duster e um pouco competitivo Chevrolet Tracker. Fabricado no Brasil, o 2008 virá com apetite e tecnologia para fazer estrago. A versão comum será acompanhada da Hybrid Air, um tipo de híbrido que usa ar comprimido para poupar combustível, e o DKR, para competir no Rally Dakar. Seu motor V6 3.0 turbodiesel de 340 cv vai despertar inveja nas versões de produção.


Porsche 919 Hybrid
Porsche
Há quem já tenha tido a sorte de ver o 918 Spyder preto fosco que roda por São Paulo, mas a maioria só poderá admirar essa maravilha de engenharia no estande da Porsche. Ali também estará o 919 Hybrid, de corrida. Outra novidade, o Cayenne reestilizado, só será vendido em 2015, mas fará uma aparição prévia no salão.





Por: Gustavo Henrique Ruffo
Fonte: Automotive Business

Nenhum comentário:

Mais Vistos