Volvo testará ônibus elétrico híbrido em Curitiba

Modelo vai integrar projeto de mobilidade elétrica da montadora

Ônibus Elétrico Híbrido da Volvo

A Volvo assinou com a Prefeitura de Curitiba um memorando de entendimento para a realização de testes com um ônibus elétrico híbrido articulado e de um estudo da viabilidade da adoção do veículo no sistema de transporte da cidade. O coletivo será desenvolvido pela Volvo para atender a uma demanda da capital paranaense por veículos com baixas emissões de poluentes e alta capacidade de transporte.

Segundo a Volvo, o veículo vai integrar o City Mobility, projeto mundial de mobilidade elétrica da Volvo Bus. O início dos testes está previsto para o primeiro semestre de 2016. “Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o ônibus elétrico híbrido”, afirma o vice-presidente executivo de Business Areas da Volvo, Hakan Karlsson.

Na América Latina, o projeto também está previsto em 2015 para Santiago, no Chile, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O veículo a ser desenvolvido para Curitiba vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido. Ele tem tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.

“Estamos customizando um projeto global da Volvo Bus para Curitiba. O modelo articulado será desenvolvido para atender a necessidade de transporte da cidade, de ônibus de alta capacidade para circular nos corredores do BRT (Bus Rapid Transit)”, afirma o presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta. O modelo convencional do elétrico híbrido foi lançado em outubro deste ano em Hannover, Alemanha, na feira internacional de veículos comerciais IAA.

Fonte: Automotive Business

Nenhum comentário:

Mais Vistos