Carro elétrico do IFSul conquista 8º lugar na Maratona de Eficiência Energética

Carro elétrico da IFSul

Estudantes do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Câmpus Venâncio Aires participaram no mês de novembro da 11ª Maratona de Eficiência Energética, em São Paulo. Nesta edição os alunos conquistaram o 8ª lugar de 23 participantes na categoria elétrico e 14º lugar de 33 inscritos para veículo a combustão.

A participação contou com a colaboração da comunidade para adquirir as peças necessárias aos protótipos através de uma campanha para arrecadação de fundos. Além disso, os contribuintes puderam ter recompensas, como foto na área da carenagem dos carros e brindes. A ida para São Paulo também teve apoio fundamental dos patrocinadores: Pablo Racing, Venax, Fiberglass Torres, Profisul, Won Comunicação Total e Expresso São Nicolau.

Em reunião com os patrocinadores na quinta-feira, 11, os alunos e professores puderam expor os resultados, relatar sobre a participação no evento, além de agradecer pelo apoio oferecido. A conversa também teve intuito de expor os carros e propor melhorias, buscando a evolução no projeto.

Essa foi a terceira edição em que o grupo participou da maior competição de protótipos com alta eficiência do Brasil. A equipe nasceu a partir de um projeto de pesquisa do IFSul e agora faz parte do Grupo de Estudos em Eficiência Energética (Gefisul). O grupo é composto por 20 estudantes dos cursos técnicos da instituição e seis professores que trabalham nas ações de fabricação a gestão.

A Maratona da Eficiência Energética foi realizada pela primeira vez em 2004. Nela participam equipes de escolas técnicas e universidades de todo o país. O foco comum às equipes é, além de testar suas novas tecnologias, garantir a melhor eficiência. Em 2013, o protótipo ficou em 12º lugar de 55 veículos inscritos e 2º lugar na premiação de melhor projeto em CAD. Neste ano, os alunos participaram com três protótipos: dois na categoria elétrico e um na de veículos a combustão.

Integrantes: Junior Silva, Ricardo Swarovsky, Jonathan Bencke, Werner Schlittler, Matheus Soda, Marcelo Millani, Andrei Farsen, Gabriel Kist, Tiago Portaluppi, Cassio Tiedrich, Cleber Werlang, Anderson Simon, Anderson Soares, Alex Ferreira, Demetrius Coutinho.

Pilotos(as): Carolina Lima, Carolina Romero, Rafaela Ferreira, Maicom Daniel.

Professores: Jordan Trapp, Luciano de Lima, Richard Martins, Miguel Baggio, Victor Oliveira, Juliano Poleze.

Por: Fernando Uhlmann
Fonte: Folha do Mate

Nenhum comentário:

Mais Vistos