Serviço de compartilhamento de carros elétricos conquista motoristas

Iniciativa promovida pelo Porto Digital, no Recife, está em fase de testes. Veículos têm autonomia de 120 km depois de receberem carga de 6 horas.


Um mês depois de iniciada a fase de testes do serviço de compartilhamento de carros elétricos, que está sendo realizada no Centro do Recife, a iniciativa está conquistando os motoristas, como mostra reportagem do NETV 2ª Edição - veja o vídeo.

Os carros, com espaço para duas pessoas, têm autonomia de 120 quilômetros depois de receberem uma carga de seis horas. O projeto, chamado Porto Leve, tem o Porto Digital à frente.

A jornalista Mariana Valença deixa o carro particular na garagem e vai de carona com Carla Costa, que atua como administradora de empresas. As duas trabalham no mesmo prédio e estão empolgadas com o projeto de compartilhamento de carros. “Acho que já está pegando. Entre os usuários que estão testando o programa e os carros, com certeza já pegou”, assegura Carla. Mariana vê ainda outras vantagens: “Todo mundo reclama hoje em dia do trânsito, então [esse projeto] é uma forma de diminuir o numero de carros [nas ruas]”.

Depois de conseguir a liberação do veículo por um aplicativo de celular, elas seguem juntas para o trabalho. O projeto incentiva a carona e, quando estiver implantado em escala maior, quem viajar sozinho vai pagar mais caro.

Outro que está fazendo teste com os carros elétricos é o empresário Boris Wolfenson. “Deixo meu carro no Recife Antigo, onde tenho um escritório, e posso me locomover para o Cais José Mariano, por exemplo, e rapidamente voltar para lá sem um grande custo de consumo”, aponta.

Nesse primeiro mês, os carros foram usados por vinte pessoas, mas a intenção do Porto Digital é que mais gente possa testar os carros compartilhados, nos próximos meses.

"Em fevereiro teremos mais 20 pessoas, e, no mês de março, mais 20.A gente imagina concluir a fase de testes em meados de março, com cerca de 60 pessoas como usuários-teste e com cerca de mil corridas. Hoje nós temas 250 corridas já efetuadas", diz Francisco Saboya, presidente do Porto Digital.

Fonte: G1 - Pernambuco

Nenhum comentário:

Mais Vistos