Carro com a marca Apple pode estar a caminho

CarPlay: o sistema da Apple conecta o iPhone ao painel do carro

Agora que o relógio inteligente Apple Watch está quase pronto para chegar às lojas, a Apple parece estar dirigindo seus esforços criativos à área automotiva. “Estamos trabalhando em algo que vai dar um baile na Tesla”, disse um funcionário da Apple numa mensagem ao site Business Insider, em referência à fabricante americana de carros elétricos high tech.

A Apple já oferece o CarPlay, um sistema que conecta o iPhone ao painel dos carros. Mas o CarPlay ainda é um produto incipiente. Ele deveria ter estreado em 2014 em automóveis de diversas marcas, mas acabou atrasando.

Assim, é possível que o produto a que se refere o anônimo funcionário da Apple seja apenas uma versão melhor do CarPlay. Seria um concorrente para o painel inteligente dos modelos mais recentes da Tesla. Desde o ano passado, esse painel permite que o motorista dê a partida no carro por controle remoto, sem usar uma chave.

Steve Jobs e o iCar
Mas há outras evidências de que a Apple vem ampliando seus investimentos em tecnologia automotiva. Sabe-se que Steve Jobs queria desenvolver um carro high tech. Em sua visão, os carros poderiam evoluir muito tanto no design como na tecnologia. Assim, haveria uma enorme oportunidade para a Apple nessa área.

Millard Drexler, CEO da marca de roupas J. Crew e ex-membro do conselho gestor da Apple, conta que teve uma discussão com Jobs sobre o primeiro Tesla. Drexler não se impressionou com a aparência do carro. Mas Jobs argumentou que o carro era sensacional em seu interior. E disse que aquele não era apenas um carro. Era uma plataforma tecnológica completa.

O Business Insider fez uma pesquisa no LinkedIn e descobriu que a Apple já contratou pelo menos 50 ex-funcionários da Tesla, a maioria especialistas em mecânica, manufatura e robótica.

O número não é tão alto quando se considera que a Tesla já contratou pelo menos 150 ex-funcionários da Apple, segundo as contas do site Bloomberg. Mas não há dúvida de que a Apple vem reforçando a equipe que trabalha com automóveis.

Van misteriosa
Na semana passada, noticiamos que uma van misteriosa que parece estar a serviço da Apple tem sido vista circulando perto de San Francisco, na Califórnia. O carro é um Dodge Grand Caravan azul escuro com um conjunto de sensores e uma dúzia de câmeras no teto.

Os sensores poderiam servir tanto para mapeamento como para orientar um sistema de direção robótica. Ou seja, a Apple pode estar pensando num carro sem motorista, como o do Google. A van é semelhante a outra, branca, filmada em setembro no bairro do Brooklyn, em Nova York.

Juntando tudo isso, não há dúvida de que a Apple vem investindo em tecnologias para carros. Nossa aposta é que vem aí uma versão melhorada do CarPlay. Mas um carro com a marca Apple não é impossível.

A Tesla começou sem uma fábrica própria. Ela projetou o carro e contratou a britânica Lotus para fabricá-lo usando principalmente peças disponíveis no mercado. A Apple poderia fazer o mesmo. Poderia, também, desenvolver um carro em parceria com alguma montadora.

Por: Maurício Grego
Fonte: EXAME.com

Um comentário:

  1. Com o dinheiro que a Apple tem, poderia até mesmo comprar a Tesla Motors, mas o tio Musk não quer vender agora. rsrs

    Seria interessante se a Apple fundasse uma fábrica de veículos 100% elétricos para concorrer com a Tesla Motors. Seria mais um passo importante para a revolução dos veículos elétricos.

    ResponderExcluir

Mais Vistos