NASA anuncia carro elétrico que pode ser dirigido remotamente e andar de lado

MRV - Carro Elétrico da NASA

A NASA anunciou nesta quarta-feira o MRV (Modular Robotic Vehicle, ou "veículo modular robótico"), um carro elétrico capaz de dirigir a si mesmo, semelhante ao do Google.

O carro da NASA é movido a baterias, funciona completamente pelo sistema de controle eletrônico drive-by-wire: as ações do usuário são convertidas em impulsos elétricos e transmitidas aos motores por meio de fios.

Ele é propelio por quatro módulos, resfriados por líquido, de rodas independentes, capazes de girar 180 graus cada uma. Com isso, o carro é capaz de movimentos interessantes: ele pode andar de lado, por exemplo, eliminando a necessidade de se fazer baliza para estacionar. Ele também pode ser pilotado remotamente por outro usuário, e no futuro deve se tornar completamente autônomo.

O veículo também possui uma arquitetura operacional redundante. Isto é, ele possui sistemas eletrônicos substitutos que entram em ação automaticamente no caso de falha nos sistemas principais. Ele pesa cerca de 900 quilos, tem velocidade máxima de 40 milhas por horas (64 km/h) e é capaz de rodar 62 milhas (100 quilômetros) com uma carga de sua bateria.

De acordo com a agência espacial, o projeto que desenvolveu o MRV tinha como objetivo desenvolver novas tecnologias para veículos tanto de uso terrestre quando extraterrestre. No futuro, ele pode ser usado em missões tripuladas para a lua, para MArte e para asteroides.

Veja abaixo o MRV em ação:


Por: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Mais Vistos