Projeto finlandês é primeiro carro elétrico superpotente do mundo

Toroidion

A Finlândia roubou a cena na mais recente edição do Top Marques, um dos mais importantes salões de carros de luxo do mundo, realizado em Mônaco, em abril. A empresa finlandesa Toroidion apresentou seu 1MW Concept, um supercarro totalmente projetado e construído no país nórdico.

O nome do modelo faz referência à potência de 1 megawatt – equivalente a 1.360 cavalos – e torna o Toroidion o primeiro carro elétrico a superar uma barreira que apenas alguns veículos a gasolina atravessaram.

Em um carro elétrico, isso é mais uma questão de matemática do que de carburadores super-sintonizados. Cada roda tem seu próprio motor: dois de 200 watts na frente e dois de 300 watts atrás.

Considerando-se que os motores elétricos produzem 100% de seu torque a 0 rpm, espera-se que o Toroidion seja rápido – talvez até ridiculamente rápido.

O carro conceito é elegante e conscientemente leve – do outro lado das portas de asa de borboleta com maçanetas de treliça impressa em 3D, o interior é espaçoso.

Mas a empreitada ainda carece de detalhes. Isso pode não ser um problema para os frequentadores do Top Marques, onde o objetivo das empresas é encontrar compradores dispostos a financiar a montagem de seus supercarros. Mas entusiastas de automóveis estão loucos para saber mais sobre o modelo finlandês.

O que foi divulgado até agora é que o carro foi projetado pelo designer Passi Pennanen, que já trabalhou para a Jaguar e a Honda e abriu um estúdio com seu nome em 2004.

Também se sabe que o 1MW é construído em um novo modelo de cadeia cinemática, projetado para ter diferentes funções, o que implica que estão por vir versões para as pistas e as ruas.

Tentadoramente, o site da empresa afirma que "a bateria de alta capacidade da cadeia cinemática Toroidion pode ser substituída facilmente no pit-lane ou na garagem de casa". O que nos faz querer descobrir qual maravilha de troca automática saiu da cabeça de Pennanen.

Por: David K. Gibson
Fonte: BBC Autos

Nenhum comentário:

Mais Vistos