Nova York trocará 2000 carros oficiais por veículos elétricos

(Foto: Top Brasil Turismo)

O atual prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, anunciou na terça-feria, 1, que um total de dois mil carros da frota oficial da cidade serão substituídos por automóveis elétricos como o Nissan Leaf e o Chevrolet Volt.

Com a mudança, a cidade passará a ter a maior frotamunicipal de carros elétricos dos Estados Unidos. O plano é substituir, primeiramente, os carros não-emergenciais, tais como os usados pelos departamentos de transporte e de parques e recreação da cidade. Alguns veículos da polícia e dos bombeiros não serão substituídos porque as opções disponíveis não atendem aos requerimentos do município.

Segundo o New York Times, a substituição deve exigir um investimento entre US$ 50 milhões e US$ 80 milhões ao longo de 10 anos. Esse valor inclui tanto a aquisição dos veículos quanto a criação de estações de carregamento espalhadas pela cidade. O fato de que os carros elétricos não necessitam de combstível, porém, ajuda a viabilizar a conversão, segundo o prefeito.

Outros locais
A mudança dos carros oficiais é parte de um plano maior da cidade de reduzir em 80% suas emissões de gases estufa até 2050. Outras cidades dos Estados Unidos, como Los Angeles, também vêm convertendo suas frotas oficiais para carros elétricos.

No Brasil, a adoção de carros elétricos por orgãos oficiais ainda está em estado embrionário. Atualmente, a cidade brasileira com maior frota desses veículos é Curitiba, no Paraná, que conta com 13 carros elétricos oficiais.

Por: Gustavo Sumares
Fonte: Olhar Digital

Um comentário:

  1. Bacana a iniciativa. Mas precisamos de veículos elétricos/híbridos populares.

    ResponderExcluir

Mais Vistos