Novo Nissan Leaf terá modo que aposenta pedal do freio


Sistema chamado e-Pedal permitirá que motorista comande veículo usando apenas o pedal do acelerador. Modelo elétrico será lançado em setembro.

A segunda geração do Nissan Leaf só será apresentada ao público em setembro. Não há sequer uma imagem do veículo, mas a marca japonesa divulgou nesta quarta-feira (19) uma novidade que promete causar polêmica e pode revolucionar o modo de dirigir.

O carro elétrico poderá ser conduzido utilizando apenas o pedal de acelerador.

Mas isso não quer dizer que o Leaf não será capaz de frear. O pedal de freio será inutilizado com o sistema chamado "e-Pedal". Funciona assim: quando o motorista pressiona o pedal da direita, o carro acelera. Se ele alivia o pé, o carro começa a desacelerar. E, se ele tira completamente o pé, o carro para.

No entanto, o novo Leaf ainda terá o freio convencional, no pedal da esquerda. O modo e-Pedal só será acionado se o motorista pressionar uma tecla no console central do veículo.

De acordo com a Nissan, o pedal único pode tornar a condução mais confortável e segura. A fabricante diz que ele pode satisfazer às necessidades dos motoristas em 90% das situações. Ainda assim, a marca orienta os usuários a utilizar o pedal de freio em frenagens de emergência.

O Leaf é um veículo totalmente elétrico. Também por isso, não possui sistema de embreagem, que já elimina naturalmente o terceiro pedal.

Fonte: Auto Esporte

Nenhum comentário:

Mais Vistos